O que são alimentos termogênicos e para que servem

July 28, 2017

Os alimentos termogênicos são associados constantemente às dietas e a perda de peso. Canela, gengibre, pimenta vermelha e café fazem parte desse grupo e, por aumentarem o gasto de energia, colaboram para o emagrecimento. Mas, sozinhos, esses alimentos não podem garantir a eliminação das gordurinhas. Quer entender como esses temperos e pratos atuam no organismo, além de aprender como incluí-los na dieta?

Confira as informações desse post:

Afinal, o que os termogênicos fazem?
Entre os alimentos que favorecem a termogênese, estão:

Chás
Os chás de oliveira, de canela, de hibisco e o chá verde são excelentes termogênicos. Essas bebidas ainda desintoxicam o corpo, aumentam a sensação de bem estar e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

Gengibre
Essa raiz não é útil apenas para aliviar os sintomas de gripe ou resfriados:ele aumenta o gasto calórico em mais de 10%, previne náuseas e vômitos e é bastante versátil, podendo ser adicionado às receitas doces e salgadas.


Salmão
Além de acelerar o metabolismo, o salmão é um alimento rico em ômega 3, que fortalece o corpo e também melhora a comunicação entre as células.

 

Canela
A canela é um dos temperos favoritos para doces, frutas e bebidas quentes ou geladas. Ela aumenta o metabolismo basal, possui alto teor de cálcio mineral e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

 

Pimenta Vermelha

A pimenta vermelha é rica em capsaicina, que favorece a quebra de gordura. Esse tempero aumenta a atividade metabólica e, de quebra, dá mais sabor às saladas e pratos quentes.

 

Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã possui uma acidez que, no organismo, atua de forma semelhante à pimenta. Além de seus diversos benefícios, o vinagre é uma excelente opção para as refeições e colabora para reduzir a circunferência abdominal.

Se consumidos da maneira correta, esses alimentos também trazem outros benefícios para o organismo, evitando a retenção de líquidos, trazendo mais energia e definindo a massa muscular. Mas é preciso tomar cuidado: o excesso de substâncias termogênicas pode causar úlceras, enxaqueca e insônia, além de ser perigoso para quem sofre de hipertensão e outras doenças cardiovasculares. Por isso, antes de incluir qualquer alimento na dieta, é fundamental consultar um médico e criar um cardápio adequado à sua saúde e estilo de vida.

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