Afinal, quantos litros de água preciso beber por dia?

July 21, 2017

A água é o principal componente químico do nosso organismo e também a bebida mais consumida no mundo. Essencial para a saúde, o líquido ajuda na eliminação de toxinas, regula as funções renais e hidrata a pele, cabelo e intestino. Contudo, muitas pessoas não ingerem a quantidade necessária de água — ou, ainda pior: nem sabem quantos litros precisam beber todos os dias.

Preparamos esse guia para ajudar você a entender a importância da água no organismo. Olha só:

Quantos litros de água devo beber?

Não existe uma quantidade específica para todo mundo. Um adulto saudável pode tomar, aproximadamente, 35 ml de água por quilo de peso. Ou seja: uma pessoa com 70 kg deve ingerir cerca de 2450 ml por dia. Mas é preciso levar em consideração a quantidade de líquido presente nos alimentos (sopas, iogurtes, sorvete, gelatina e frutas como melancia e laranja), a idade, nível de atividade física, clima em que vive e função renal. Urina, suor, evaporação de água pela respiração e fezes também podem alterar a quantidade de água no corpo e, consequentemente, fazer com que você precise beber mais.

Então, como eu sei quando devo me hidratar?

Você deve ficar atento à sensação de sede e à urina muito concentrada, ou seja, com pouca água. Esses são sinais de que o seu organismo está tentando compensar a falta do líquido no corpo. O ideal é que você beba água antes de apresentar esses sintomas, hein?! Para isso, procure consumir uma média de um copo por hora, durante todo o dia. Você pode baixar no seu celular aplicativos que te lembram de consumir líquidos, como o Beber Água. Ele calcula quantos copos você deve beber, de acordo com o seu peso e ainda manda alertas quando for o momento de se hidratar!

Existe uma “água certa” para o organismo?

Tanto a água mineral quanto a água filtrada possuem eletrólitos, como o sódio, o cálcio e o potássio, em concentrações diferentes. Nosso organismo não faz distinção entre as duas, que podem ser consumidas sem nenhum problema.
Evite a desidratação…


A desidratação é a redução do volume de água no organismo e é causada, principalmente, quando não ingerimos a quantidade certa do líquido. A pessoa começa a sofrer os efeitos da desidratação nas células, muito antes de apresentar boca seca, tontura e queda da pressão arterial, que só acontece em casos avançados. Ou seja, o organismo sofre de dentro para fora e, por conta disso, a desidratação é um problema bastante grave.

 

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